ENTENDA OS TIPOS DE ATUALIZAÇÃO (ALLCODE, MAINCODE, BOOTLOADER, DUMP)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ENTENDA OS TIPOS DE ATUALIZAÇÃO (ALLCODE, MAINCODE, BOOTLOADER, DUMP)

Mensagem  Admin em Dom Nov 08, 2009 1:33 pm

Aproveitando que vários usuários tem dúvidas sobre os métodos de atualização resolvi criar um tópico para explicar cada um dos métodos.

Lembro que não existe método melhor ou pior, cada método tem a sua função.

Para entender os métodos é necessário entender a estrutura do firmware.

Ela é basicamente dividida em:


* Bootloader (S-17) - Responsável pelo carregamento do fimrware
* Maincode - É o código propriamente dito do firmware, o software que controla o receptor.
* RadioBack - É a imagem de fundo da tela. (Fundo Azul)
* S810 - É a imagem que aparece quando o receptor é ligado.
* Seeback - Em conjunto com o mandarim acreditamos que aqui existe alguma informação sobre as k3y's. (continuamos estudando o mesmo)
* Defauldb - São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica.
* Data1 - Ainda preciso descobrir (Não tem nada de útil)
* Data 2 - Ainda preciso descobrir (Não tem nada de útil)
* Userdb - Aqui ficam armazenadas as configurações do usuário.



Com essa estrutura em mente podemos analisar cada um dos tipos de atualização.

Atualização por Cabo

Na atualização por cabo é atualizado o firmware completo com todos os seus módulos (Bootloader, Maincode, UserDB, etc), por isso muitos tem problemas de receptor sem sinal ou "perda" de algums canais após a atualização, porque o fimrware quando vem do team geralmente vem desconfigurado, sendo necessário neste caso re-configurar o receptor (Antena) e fazer uma busca cega para voltar a ter todos os canais. Neste caso também se perde a lista de canais e as configurações do usuário. Como na atualização por cabo também é atualizado o bootloader do firmware, dificilmente ocorre o problema do receptor travar na hora de ligar com o display em ASH ou ON, se ocorre porque a pessoa, por mais incrível que pareça atualizou com o firmware sem descompacta-lo.

Atualização pela USB

No caso da atualização pela USB podemos escolher qual parte do firmware queremos atualizar e sendo assim dependendo da forma de atualização selecionada se obtém resultados diferentes, são eles:
Allcode+Bootloader: Tem praticamente o mesmo resultado da atualização pelo cabo, atualiza o firmware, as configurações de usuário e o bootloader. Pode acontecer casos muito isolados de mesmo atualizando o bootloader ocorrer o corrompimento do bootloder por incompatibilidade de versões, mais isso pode ser recuperando usando o cabo e os procedimentos de recovery.
Allcode: Esta opção atualiza somente o firmware e as configurações do usuário, em caso de troca de versão do booloader essa opção deve ser evitada para que não ocorra o problema do ASH. Sempre que houver mudança no bootloader haverá nas instruções de atualização uma informação de que o bootloader deve ser atualizado. Porem por via das dúvidas é melhor utilizar a opcao Allcode+Bootloader.
Maincode: Esta opaco atualiza somente o código do firmware (programa), mantendo as configurações do usuário (Lista de canais, Configuração da antena, ETC), esta opção deve ser utilizada quando você deseja salva a lista de canais e não tem um dump. (Lembrando que caso o bootloader seja diferente ao usar essa opção pode ocorrer o problema do ASH)
RadioBack: Atualiza a imagem de fundo da tela de rádios, a imagem esta em formato MPEG.
S810: Atualiza a imagem de quando o receptor é ligado, a imagem esta em formato MPEG.
Seeback: Este módulo ainda esta em estudos.
Defauldb: São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica, evite utilizar esse tipo de atualização.
Data1: Assim que descobrir a função deste módulo atualizo aqui, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.
Data 2: Assim que descobrir a função deste módulo atualizo aqui, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.
Userdb: Ao utilizar essa opção é atualizado somente as configurações do usuário (lista de canais, configuação da antena, Linguagem, ETC), esta opção pode ser util para quem utiliza a opção DUMP.
Dump: Esta opção não é propriamente uma atualização, seu papel é fazer uma imagem atual de todos os módulos do firmware atual e gravar no pendrive como um backup. Esta opção é muito interessante para que gosta de salvar a lista de canais a cada atualização de firmware, faz-se o dump (backup), atualiza o firmware e restaura a lista de canais utilizando a opção userdb.

Muitos tem duvidas se existe alguma diferença entre atualizar pela USB ou pelo CABO. Como podem ver a atualização é sempre a mesma, a única diferença é que no caso do USB é possivel selecionar qual módulo se deseja atualizar. Um detalhe que as pessoas que utilizam o AZ-Loader 2.0 devem ter percebido é que nessa versão também já é possivel fazer a escolha do módulo que se deseja atualizar.

A medida que for encontrando mais informações ou se algum usuário tiver informações eu atualizo o tópico.

Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/11/2009

Ver perfil do usuário http://az-sat.forumaqui.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum